terça-feira, 1 de dezembro de 2009

História de Alvorada


O município, antes 3° Distrito de Viamão, chamado de Passo do Feijó, emancipou-se no dia 17 de setembro de 1965, conforme a lei estadual nº 5026, e o nome de Alvorada, acredita-se que seja uma referência ao seu povo constituído em sua maioria por trabalhadores que acordavam nas primeiras horas da manhã para trabalhar na capital do Rio Grande do Sul (Porto Alegre. Entre as primeiras sesmarias concedidas do Sul, estão as de Cristóvão Pereira de Abreu, concedida em 23 de junho de 1775. Mais tarde esta mesma sesmaria foi entregue a João Batista Feijó, em 5 de maio de 1776, conforme dados do IBGE. Seria este o marco inicial da origem do povoamento da cidade de Alvorada. O povoamento se dá pelas famílias vindas de Laguna, que se estabeleceram em Viamão. Com o passar do tempo, após o conhecimento da região, começaram também a ocupar áreas vizinhas. Nas propriedades existiam tambos de leite. A grande maioria eram dedicadas a produção de leite e hortifrutigrangeiros, que não eram muito variados. Serviam ao comércio, a economia de subsistência e alimentação dos animais. Os principais produtos cultivados eram: melão, melancia, aipim, mandioca, batata-doce, e outros. O meio utilizado como transporte das mercadorias eram as carretas.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Comentário do vídeo


O que eu entendi do video é que cara acha dificil usar o livro como muitas pessoas acham dificil usar os blogs, orkut, porque não estão acostumados a lidar com os computadores. A maioria das pessoas que não sabem mexer são as pessoas mais velhas.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

A Vida de Florestan Fernandes

Florestan Fernandes nasceu em São Paulo, a 22 de Julho de 1920. Começou a trabalhar muito cedo, ainda criança, aos seis anos de idade. Em conseqüência disso não concluiu o curso primário, formando-se mais tarde no Curso de Madureza, uma espécie de supletivo. Em 1941, ingressou na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, graduando-se mais tarde, em Ciências Sociais.

Carreira

Obteve o título de Mestre em 1947, ao dissertar sobre A Organização Social dos Tupinambás. E no início da década de 50, defendeu sua tese de doutorado, A Função Social da Guerra na Sociedade Tupinambá. Atuou como assistente catedrático, livre docente e professor titular na cadeira de Sociologia I, sendo efetivado na cátedra no ano de 1964, com a tese A Integração do Negro na Sociedade de Classes.

Florestan sempre defendeu a escola pública, estando sempre ligado a movimentos sociais e a organizações políticas esquerdistas, tendo sido preso duas vezes em conseqüência disso. Teve que deixar o país em 1969, devido ao AI-5 (Ato Institucional nº 5) da Ditadura Militar.

No exterior, lecionou em universidades renomadas como as universidades de Columbia e Yale (EUA) e a Universidade de Toronto (Canadá). Voltou ao Brasil em 1972, para pouco tempo depois, no ano de 1978, ser efetivado como professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP. Colaborou com o jornal A Folha de S. Paulo desde os anos 40, em 1989 ganhou uma coluna semanal no mesmo.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Perfil

Oi eu sou João Vitor faço curso de informática no Centro Florestan Fernandes estudo na escola Júlio César estou na sexta série tenho 13 anos.

Perfil

Em construção...